Socialista Morena
Politik

Self-made journalist (ou jornalista de mim mesma), uma experiência

Após quase oito anos em Carta Capital, deixo a revista para alçar vôo solo e me dedicar apenas ao blog Socialista Morena. É, ao mesmo tempo, uma nova etapa em minha carreira e uma despedida da mídia impressa, à qual me dedico desde 1987. Inicio agora uma experiência jornalística exclusivamente online que será muito prazerosa […]

Cynara Menezes
08 de março de 2015, 13h03
gypsy

(A artista burlesca e escritora Gypsy Rose Lee em 1941. Foto: Eliot Elisofon)

Após quase oito anos em Carta Capital, deixo a revista para alçar vôo solo e me dedicar apenas ao blog Socialista Morena. É, ao mesmo tempo, uma nova etapa em minha carreira e uma despedida da mídia impressa, à qual me dedico desde 1987. Inicio agora uma experiência jornalística exclusivamente online que será muito prazerosa para mim e, espero, para vocês também.

Fui muito feliz na Carta e tive muita liberdade para escrever reportagens, sempre guiada pela honestidade, pela ética e pela responsabilidade. Mas, pela primeira vez, poderei ser a pauteira e a editora de mim mesma, escrevendo apenas sobre os temas que me interessam, provocam e emocionam, sem a pressão do noticiário. Imaginem: fazer jornalismo independente, direto ao leitor, sem atravessadores. De mim para vocês. Não é fascinante?

O Socialista Morena passará por algumas modificações para que seja possível mantê-lo e para que eu possa realizar cada vez mais reportagens, razão de existir do jornalismo. Os leitores poderão assinar o blog mensalmente ou anualmente, mas, de forma totalmente oposta ao que ocorre com os atuais veículos de imprensa, o conteúdo continuará aberto a todos. Ou seja, assinando ou não, todo mundo pode ler. Por que assinar, então? Para que o blog continue, pelo desejo de seguir lendo-o. E para que cresça. Quem sabe um dia ele não vira uma revista socialista online? Só depende de vocês.

Também será possível fazer doações ocasionais e participar de crowdfunding, “vaquinhas” para arrecadar recursos com o objetivo de realizar reportagens especiais e mini-docs. Logo, logo, anunciarei o primeiro crowdfunding. Anunciantes selecionados serão bem-vindos: o critério é escolher empresas privadas que respeitem seus trabalhadores, o meio ambiente e que sejam norteadas pela ideia de que todos crescem juntos e não pela exploração do homem pelo homem. Dessa forma, o jornalismo produzido aqui irá acontecer de maneira totalmente horizontal, sem hierarquias. Meu “patrão” a partir deste momento não é nenhuma família tradicional que herdou o negócio de seus antepassados; são os leitores.

Acredito que o jornalismo de hoje, em seu afã de perseguir o governo ora no poder, não está sabendo oferecer ao público reportagens de seu interesse. Na internet, já há boas iniciativas de produção de conteúdo de qualidade, e o Socialista Morena se somará a elas também divulgando textos de outros sites alternativos. Os assuntos, como sempre, serão variados: cultura, política, sexualidade, perfis, entrevistas, drogas, humor. Aqui não há limites nem temas-tabu.

Já foram feitas algumas modificações no visual do blog, que não estará mais hospedado no site de Carta Capital. No alto, acima do logo, vocês podem ver que há novos tópicos, inclusive o “apoie”. Acho as atuais “seções” dos jornais e revistas engessadas e proporei mudanças aqui – a primeira delas foi separar a tradicional editoria de “economia” em “kapital” e “trabalho”. No futuro, haverá mais e mais novidades.

Se a experiência vai dar certo? Se eu não tentar, nunca saberei. Seja bem-vindo à minha casa e volte sempre.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(14) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Eli Araujo em 05/03/2015 - 16h06 comentou:

Parabéns.
Só fico muito puto de contribuir para o UOL.

Responder

L. A. Pandini em 05/03/2015 - 23h19 comentou:

Muito sucesso para você, Cynara. Continuarei passando por aqui.

Responder

Paulo Cezar Soares em 06/03/2015 - 04h32 comentou:

Nenhum torcedor gosta quando um craque deixa o seu time. Guardadas as devidas proporções, numa redação é a mesma coisa. Pelo seu talento, experiência e ética, saída da Carta Capital deixa a revista mais pobre, jornalisticamente falando.
Tenho a mais absoluta das certezas que os leitores – eu entre eles – vão lamentar.
Desejo que você consiga tudo aquilo que está projetando nesta nova caminhada
Você merece.

Responder

mauro di deus em 06/03/2015 - 12h54 comentou:

voo longo à vc, socialista morena. já assinei. que venham as novidades

Responder

telma em 06/03/2015 - 13h23 comentou:

Agora sim! Parabéns Cynara! Sucesso sempre!!!!

Responder

@pedroxadai em 06/03/2015 - 13h38 comentou:

Cynara, você deveria usar a plataforma patreon (patreon.com) para as assinaturas do site. Mostra uma maior transparência para os assinantes. Muitos blogueiros já estão usando.

Responder

outro Edson em 06/03/2015 - 14h12 comentou:

Cynara, quero adquirir a assinatura mas não quero nada com o paypal, não. Tem outro jeito?

Responder

Renato Maia em 06/03/2015 - 16h37 comentou:

Sucesso, camarada!

Responder

Maia Kaefman em 06/03/2015 - 19h54 comentou:

Omne tulit punctum, qui miscuit utile dulci.

Responder

Lucas em 08/03/2015 - 18h52 comentou:

Enfim um pouco de capitalismo liberal nesse blog.Quem se interessa pela sobrevivência e julga corretos ou interessantes o blog contribui com parte suas riquezas , quem não , não contribui.Ainda bem que ela não exigiu uma verba do governo para manter sua plataforma.

Sorte para a autora do blog.

Responder

Maysa Blay em 09/03/2015 - 13h26 comentou:

Apoiada com sucesso pleo Paypal! Feliz em apoiar este blog que tem me dado muitas alegrias!

Responder

Oliveira Mendes em 09/03/2015 - 20h51 comentou:

Ratifico twitter, sucessos, curtindo sempre, seguindo idem.

Responder

DENIS DIAS em 12/03/2015 - 16h25 comentou:

Legal. A proposta é tentadora. Mas tenho certeza que vou sentir sua falta na Carta. E sempre achei que vc tivesse (muita) liberdade em relação á pautas e conteúdo. O blog me dava uma sensação de continuidade da Carta e conhecer melhor a autora e suas opiniões devido á diversidade de assuntos. Na verdade acho é que o seu espaço deveria ser AMPLIADO na Carta para que vc pudesse trazer um pouco do conteúdo e da diversidade do blog para a revista e não vice-versa! Espero que vire mesmo uma revista socialista! Sucesso!

Responder

DENIS DIAS em 12/03/2015 - 16h33 comentou:

E cuidado com a sua antagonista que anda recrutando gente para a baderna no fim de semana, uma tal de SOCIALITE MORENA…..KKKKK

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Mídia

Após grampos atingirem blogueiro e tucanos, Veja enxerga “estado policial” no Brasil


A “carta ao leitor” da Veja desta semana é um escárnio com os brasileiros que defendem genuinamente o estado de direito, em risco desde que a mídia comercial apoiou um golpe para arrancar Dilma Rousseff…

Mídia

Dilma acusa a Globo de assumir o papel de poder judiciário


A presidenta eleita também acusa o Grupo Globo de ter participado do acordo que levou Eduardo Cunha à presidência da Câmara em troca de mandar arquivar regulação econômica da mídia