Socialista Morena
Politik

Quem comanda os arruaceiros?

A primeira coisa que quero dizer é que não acredito na possibilidade de estarem tramando um golpe militar no Brasil. Não sou ingênua de ignorar que muita gente gostaria que isso acontecesse, mas não acho que isso seja possível. Apesar dos saudosos da ditadura, a democracia em nosso país está consolidada, tenho certeza. Minha preocupação […]

Cynara Menezes
22 de junho de 2013, 16h47

(“manifestantes” em Belo Horizonte. Foto: Marcos Vieira/D.A.Press)

A primeira coisa que quero dizer é que não acredito na possibilidade de estarem tramando um golpe militar no Brasil. Não sou ingênua de ignorar que muita gente gostaria que isso acontecesse, mas não acho que isso seja possível. Apesar dos saudosos da ditadura, a democracia em nosso país está consolidada, tenho certeza. Minha preocupação neste momento é que existam interessados em desestabilizar a nação, o que seria quase tão dramático quanto um golpe. E infelizmente não estou certa se, como querem os meios de comunicação, os arruaceiros sejam uma “minoria” dentro das manifestações legítimas que ocorrem em várias capitais nas últimas semanas. Também tenho dúvidas de que estejam atuando de forma desorganizada, sem atender a um comando.

A maioria dos que estão nas ruas mostrando sua insatisfação com a política e o governo, mesmo os menos politizados, está ali porque quer um Brasil melhor e merece todo o nosso respeito. Mas eu gostaria de saber quem os convocará para ocupar as ruas e até fechar rodovias (!) agora que o problema da tarifa, reivindicação primordial dos protestos, foi solucionado. Pergunto a você: se você for se manifestar amanhã ou na próxima semana, estará indo chamado por quem? Irá às ruas convocado por uma entidade em quem confia e conhece ou a convite de qualquer uma? Você poderia me dizer: “Ah, eu vou por conta própria”. Mas a dinâmica de uma manifestação não é essa: entidades (sindicatos, ONGs, partidos, meios de comunicação, movimentos sociais) convocam e pessoas vão. É assim que funciona. Estes protestos começaram com uma convocação feita pelo MPL (Movimento Passe Livre).

Recebi um link onde aparecem 20 entidades de extrema-direita no Facebook convocando para uma manifestação no dia 10 de julho (veja aqui). São entidades como “Amigos da Direita”, “Anti-Neoateísmo”, “Cristianismo Online”, “Militarismo Minha Vida”, “Igreja Internet Para os Necessitados”. Você, cidadão progressista de qualquer idade, e você, jovem, quer mesmo dar representatividade a essa gente? Os problemas do Brasil são muitos. Mas nenhum está relacionado a algo ligado a estes grupos, por favor. Pelo contrário, alguns dos problemas são consequências de alguns deles. Cuidado ao engrossar fileiras. Como dizem os espanhóis: ¡Ojo! Abre o olho, gente bacana.

Vejo, a cada dia, políticos e jornalistas tentando “explicar” as manifestações, mas me impressiona que só se concentrem nos bem-intencionados, que são a maioria. Apesar de questionar a ausência de foco dos manifestantes e sentir falta de vários temas específicos nas reivindicações, eu não tenho dificuldade nenhuma em saber por que estão protestando, até acho que demorou: por melhor saúde e educação, melhores serviços públicos, contra a corrupção, contra os gastos da Copa. Mas e os arruaceiros? O que fazem lá? É só gente brigona? Sei não, tenho visto uns vídeos aí de arrepiar os cabelos. Ontem à noite recebi um texto do historiador Guilherme Scalzilli que relata sua experiência acompanhando a manifestação em Campinas (SP) e faz algumas perguntas pertinentes (íntegra aqui):

“Quem são os bandidos mascarados que transformam uma passeata reformista em cenário de guerrilha? Por que se dirigiram a um ato pacífico levando bombas e rojões? O que pretendem conseguir incendiando e depredando o espaço público? Quem os financia, os incentiva, os organiza? O que explica o fato de todos os ataques fascistas exibirem certos padrões comuns, desde as vestimentas dos imbecis até os seus métodos de provocação e ataque?”

O pessoal do MPL já disse que não pretende “dar calendário” para reacionários, uma expressão bem dos movimentos sociais. Dar calendário significa propiciar a um grupo que se cole, pegue carona em uma iniciativa de outro. Não sei se vocês sabem, mas um grupo que se intitula “Marcha do Vinagre” já mostrou não ter intenção de permitir que feministas se juntem a eles (leia nota de repúdio assinado pelas meninas da Marcha das Vadias aqui). Lembrem-se também que os partidos foram banidos dos protestos e militantes de esquerda foram espancados em várias manifestações nos últimos dias. Algumas pessoas apanharam mesmo sem serem ligadas a partidos, apenas por estarem usando roupas vermelhas. O “apartidarismo” deste movimento se traduz, na visão dos arruaceiros, em um antipartidarismo e anti-militância política violentos. Você quer dar calendário a essas pessoas? Jura?

No pronunciamento público de sexta-feira à noite Dilma Rousseff (que é presidente de todos os brasileiros, todos, mesmo de quem não gosta e não votou nela), chamou a atenção para uma coisa importante e cara a nós, como nação: a hospitalidade de nossa gente. Os preparativos e obras para a Copa do Mundo têm vários problemas cuja reparação sempre poderemos exigir em novas manifestações. Acho extremamente positivos os protestos (pacíficos, claro) contra a Copa. Mostram que o brasileiro já não é mais o cordeirinho que se poderia engambelar com ópio em forma de esporte.

Atualmente estamos sediando a Copa das Confederações. Temos atletas de sete países nos visitando. Não há dúvida que é um evento importante para o Brasil, para a maneira como nos vêem desde fora. Os olhos do planeta ficam, para o bem e para o mal, voltados para cá. Estamos insatisfeitos, todos, com a política, com os políticos, com os rumos do país. Mostramos para o Brasil e para o mundo, quando poderíamos estar só torcendo pela seleção, que somos cidadãos que sabem se levantar por seus direitos e que não estamos deitados em berço esplêndido. Espero, inclusive, que este ânimo não arrefeça nunca mais.

Mas há, neste momento dois rumos a seguir: ou continuamos nessa toada de protestos cientes de que estamos nos aliando e de certa forma sendo cúmplices deste grupo estranho, para dizer o mínimo, e corremos o risco de jogar o país numa convulsão social ao mesmo tempo que hospedamos um evento internacional de futebol; ou nós fazemos uma trégua. Não há uma terceira opção.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(134) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

@waasantista em 22/06/2013 - 16h57 comentou:

Sinto cheiro de golpe sim – não um golpe militar tradicional, como o de 64, mas um golpe disfarçado, que aproveite a desestabilização que está sendo fomentada pra deixar o governo Dilma sem saída, obrigado a tirar o time de campo pra não deixar a coisa descambar pra uma guerra civil.

Responder

    Ivana em 23/06/2013 - 01h27 comentou:

    A propósito. A luta de classes acaba de entrar na pauta. Porque a periferia não vai se omitir. Só que as balas de lá, "não vão ser de borracha".
    E agora, a revolucionária geração Coca-cola, que saiu do Facebook direto para o colo da extrema Direita, vai fazer o quê? Jogar Mentos em cima da periferia paulistana? Ou tentar cooptar a moçada para o "Movimento? Façam suas apostas: http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/

    Juca em 23/06/2013 - 22h06 comentou:

    Aqui só tem fanáticos stalinistas, socialistas perdedores que esqueceram que suas revoluções já foram lutadas e perdidas!

    Luiz Guilherem Prats em 25/06/2013 - 21h42 comentou:

    Yeah!

    Grampola em 06/07/2013 - 15h57 comentou:

    Fala isso pros maoistas mané, ou tu também acha que a China é capitalista? Volta pros livros de onde fugiste.

    Grampola em 06/07/2013 - 15h56 comentou:

    Um golpe ao molde egípcio.

1bherto em 22/06/2013 - 17h10 comentou:

Esses trogloditas que acreditam que uma ditadura militar moralizaria o país, esquecem que na prática funcionaria ao contrário. Ao invés de coibir o mensalão ( não vou discutir se existiu ou não) a imprensa sofreria retaliações, censura, pressões por denunciar atos contra o governo. Jornalistas seriam cassados, pressionados e , poderiam aparecer enforcados em suas gravatas. Era assim na ditadura da caserna. em 20 anos de ditadura milica o país não se tornou livre da corrupção, mas de mãos e boca atados. Foi a estufa da corrupção que se tem hoje.

Responder

    Luiz Fernando em 22/06/2013 - 17h17 comentou:

    Cabe refletir, no entanto, se a grande mídia existe para cumprir a sua missão de informar ou se existe para ser porta-voz de grandes interesses.

    Ligia em 23/06/2013 - 10h58 comentou:

    Amigo, não precisamos de uma ditadura, precisamos de homens de caráter, de força e de muitas qualidades mais que essa corja doPT e do PMDB, não tem. E só vejo essas qualidades, no momento, em um militar, como disse não precisa ser uma ditadura, porém um governo democrático comandado por um militar.

    Luiz Fernando em 23/06/2013 - 15h50 comentou:

    Os militares mandaram no país por 25 anos, SEM OPOSIÇÃO, e que país nos deixaram a partir de 1985? Um lixo de país, endividado com dívida externa astronômica, ajoelhados para o FMI, com inexistentes sistemas de educação e de saúde, com uma população despolitizada e idiotizada, com enorme desigualdade social (cujo preço está sendo pago até hoje). Não gosto de rotular as pessoas, mas haja burrice para defender a volta dos militares.

    Waldenir em 23/06/2013 - 22h37 comentou:

    Concordo em parte com você. Não acredito que as Forças Armadas sejam solução. Porém se as instituições forem ameaçadas, as FA’S são a única via. Agora, sinceramente é uma injustiça histórica com os Militares – na época (64) havia um consenso sobre a intervenção deles no País. Meu camarada você só tinha duas opções (a cortina de ferro – Stalinismo ou o Tio Sam), bem a história se encarregou de nos mostrar que a nossa opção foi acertada. Olha, já faz 30 anos que nós elegemos nossos governantes para efetuar as gestões necessárias que solucione as demandas sociais, econômicas e políticas- o POVO nas ruas mostra que eles não vão muito bem. O lixo de País (suas palavras) parece que só aumentou (corrupção, enriquecimento ilícito, se escondem no Congresso para fugir das penas que lhe são imputadas, altos impostos, transporte precários, promessas não cumpridas, etc…) enfim em 30 anos muitos países se transformaram, portanto jogar a culpa nos Militares não cola! Mais. Sugiro, uma revisão nos seus conceitos, estudar um pouco de história e a ordem mundial também ajuda. Finalizando, a solução que acredito é no VOTO!

    Luiz Fernando em 24/06/2013 - 02h08 comentou:

    Essa conversa de só existiam duas vias a seguir, por causa da Guerra Fria, é conversa pra tontos. Fossem mesmo duas vias, por que não se optou pela democracia? Por que não construir a história sem andar a reboque ou precisar ser conduzido por alguma potência estrangeira? Qual é a resposta? A nossa ditadura é melhor que a dos outros? Fato é que as oligarquias daqui, primitivas e preocupadas com o seu próprio umbigo, deixaram-se conduzir pelo Tio Sam, com a "teoria do cagaço" da época: o comunismo. E muito do que está aí TAMBÉM é resultado daquela época de trevas. Os governos recentes, pelo menos, não vivem ajoelhados para o FMI, retiraram MILHÕES de pessoas da miséria, dominaram razoavelmente a inflação, ampliaram consideravelmente o ensino superior (público e privado), construíram reservas cambiais que nos protegem da rapinagem da agiotagem global, dentre outras coisas. Então, muito se avançou recentemente, mas é certo que muito também há por ser feito. Também acredito que o caminho é a democracia e, coerentemente, desprezo golpistas (declarados ou dissimulados).

    Luiz Fernando em 24/06/2013 - 02h14 comentou:

    Ps.: Quanto à corrupção da época da ditadura, quantos e quais eram os meios de fiscalização e transparência então existentes para aferir e denunciar desvios de dinheiro público? Quais jornalistas tinham liberdade para buscar informações sobre o assunto? Só pode ser piada querer comparar esta com aquela época, da qual nada se podia fiscalizar e denunciar. Tendências cleptocratas sempre foram uma constante neste país, mas pelo menos hoje existem meios institucionais diversos para combater a corrupção. Justamente por existirem esses meios é que se tem a impressão de aumento de corrupção, porque antes nada se investigava e pouco se sabia.

    José Maurício Santos em 25/06/2013 - 06h05 comentou:

    Ligia. Obrigado por com esta última frase, me fazer rir como a muito tempo não me acontecia. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Não consigo parar…

    Waldenir em 23/06/2013 - 21h54 comentou:

    Não! Sei se houve mensalão. Jesus! Em que País Vc vive? Esses corruptos foram julgados e CONDENADOS! Pelo STF com amplo direito ao contraditório, e os melhores Advogados que esse País pode dispor. O maior esquema de corrupção da história deste País é fato! Meu camarada. Ah! Qto ao Militares, que eu saiba saíram da cena política há quase 30 anos. Não! Vejo nada no horizonte que os traga de volta (a bem da verdade, foram recentemente avaliados como a instituição mais confiável, entre várias outras instituições-DataFolha – E veja que todos os governos pós Redemocratização procuraram de todas as forma encontrar sinais de Riqueza nos Ex-Presidentes Generais. Que pena morreram Pobres! Onde está a estufa da corrupção? Fala sério! Quase 30 anos depois e a culpa é dos Militares! Nem os mais trogloditas de "esquerda" acreditam mais nisso. Acorda! Da uma de Avestruz não vale!

    Paulo em 30/06/2013 - 14h10 comentou:

    Pleno direito ao contraditório? Foi um massacre contra qualquer direito de defesa, omitiram-se documentos, ressuscitaram quem já estava morto na hora das penas, peculato usado de forma estranha, peculato com dinheiro que não é público (visanet). Va se informar ou assuma sua ignorância.

Luiz Fernando em 22/06/2013 - 17h14 comentou:

Um movimento pode ser apartidário, mas nunca é apolítico, porque tem sempre um conteúdo político, uma pauta, reivindicações. Quanto a um golpe militar, essa estratégia de ruptura institucional ficou para os séculos passados e será cada vez mais raro. Mas, um golpe a la Paraguai, a la primaveras árabes, é perfeitamente possível na atualidade. É mais dissimulado e tem justamente nas redes sociais a sua ignição. Acesa a chama, o caminho pode ter início com manifestações pacíficas, mas descamba para a violência e a desestabilização das instituições e do governo. Então, sempre alertas e olho vivo para separar o joio do trigo. A democracia sempre terá os seus inimigos.

Responder

1bherto em 22/06/2013 - 17h14 comentou:

Essa é pra você me censurar: como pode você ser tão bonita e inteligente. Sua imagem com a caneta na boca é muito provocante.

Responder

    luiz mattos em 24/06/2013 - 00h40 comentou:

    Prova de seu bom gosto,mas:Sai prá lá talarico!

renato_dcd em 22/06/2013 - 17h23 comentou:

O mais duro é ver pessoas do meu convívio pessoal se tornando monstros contra opiniões contrárias baseados nessas pessoas. Chega a ser decepcionante ver o quanto o ódio de classe está insuflado no brasileiro comum.

Responder

    Marcela em 23/06/2013 - 15h07 comentou:

    Nossa isso realmente é muito preocupante para dizer o mínimo!
    Bjos

    luiz mattos em 24/06/2013 - 00h38 comentou:

    tenho o mesmo sentimento

Ivana em 22/06/2013 - 17h24 comentou:

Hã? Como assim "dois rumos a seguir"? Are you nuts?
O ideário é F-A-S-C-I-S-TA.
Nada de protesto. Acabou.
Quem está "liderando" as trocentas páginas do MOVIMENTO DA DEMOCRACIA SEM PARTIDO no face é o Anonymous.
Imagina ser liderado por alguém que pede transparência em tudo e não mostra a própria cara?
Demorei pra entender o que estava acontecendo, mas no dia 20, encontrei Jesus!! (kkkkk). Tive que me jogar na Paulista, enrolada na bandeira do PT, pra entender que o ideário desses protestos é fascista.
FASCISMO, entendeu?
Por mais que o MPL tenha se declarado de esquerda, eles incentivaram a criação dessa massa amorfa de gente porque queriam engrossar as manifestações pela redução da tarifa. No dia 20, na Paulista, eles viram o monstro que ajudaram a criar. Foram xingados, ameaçados e avacalhados junto com os partidos e demais movimentos sociais organizados de esquerda.
Sem partido = Golpe = Ditadura. Se o povo continuar indo pra rua, sob a liderança de um bando de gente usando máscara do Guy Fawkes, aí é fim de linha.
Tá dominado!

Responder

Sebastião Corrêa em 22/06/2013 - 17h53 comentou:

Quanto medo, Cynara. Justo você que sempre se mostrou tão combativa. Se de fato há uma ameaça fascista (eu acho que não há, ou melhor, me parece evidente que não há), então que ela seja enfrentada nas ruas. Qualquer mobilização de grandes proporções implica riscos. Trava-se uma disputa. E mesmo que a luta venha a ser perdida, como é seu medo, terá sido melhor lutar do que recolher as armas por covardia. Inconscientemente, com seu apelo por recuo, você repete o grande erro do PT no poder, o erro responsável por fazer do PT um partido de direita: retroceder diante do embate. Hoje, quando a mobilização nas ruas poderia de fato avançar reivindicações fundamentais, tudo se desmancha em indefinição… Se o PT tivesse tido o papel formativo que deveria ter tido, então a coisa talvez fosse diferente. À luta, companheira?

Responder

    morenasol em 22/06/2013 - 18h20 comentou:

    o verdadeiro guerreiro sabe quando é preciso recolher as armas

    Sebastião Corrêa em 22/06/2013 - 18h43 comentou:

    O que dá um viés conservador às manifestações não são os fascistas, mas o excesso de reivindicações. O resultado dessa profusão de pautas é não haver pauta nenhuma. A vitória do MPL, por exemplo, uma vitória fundamental e que deveria ter um caráter formativo, desfaz-se em esquecimento. E, no lugar de uma mobilização de causa popular e efeito civilizador, instala-se um fenômeno social semelhante a um "happening" ou uma festa (ainda que por vezes violenta), cujo resultado é banalizar essa imagem do "povo nas ruas". Se de fato houver uma ameaça fascista concreta, então este é o momento de convocar os progressistas do país para ir às ruas com uma reivindicação palpável e fundamental. Então este é o momento de expor a céu aberto toda a baixeza e perversão características desses movimentos. Então este é o momento de, uma vez mais, lutar.

    Bianca em 22/06/2013 - 19h07 comentou:

    Concordo em partes, a questão não é tirar o bonde da avenida… Mas sim saber quem o organiza.

vinicius em 22/06/2013 - 17h54 comentou:

Concordo, cynara, mas tb tenho dúvidas sobre a violencia

O estado, que deveria evitar e coibir atos mal intencionados reprime de maneira completamente equivocada, sendo fascista ao extremo, impondo um estado de exceção.

Vc viu o que o ocorreu no rio, semana passada? Quem causou aquilo sim, com ctz não era de esquerda, nem com nenhuma boa intenção, mas a policia se aproveitou pra baixar um estado de sitio, tacou bomba em todo mundo indiscriminadamente, invadiu hospitais, ou seja, tentou reprimir atos para se estabelecer um estado de exceção com………um estado de exceção!

Aí fica difícil criticar quem usa mascaras, quem espera dar algum troco pra essa polícia fascista, opressora, revanchista.

Acho que sim, pensamentos reacionários já ditam a agenda dos protestos, agora o que eu vi no RJ, já justifica se nas próximas manifestações, tanto quem é de esquerda ou direita, quiser vandalizar a PM carioca.

Responder

Afonso em 22/06/2013 - 18h15 comentou:

Uma das melhores coisas que vejo neste movimento é, exatamente, a falta de lideranças. Pois lideranças trocam de lado dependendo do que é oferecido e acalmam as massas. Neste caso, não vão ser discursos de marqueteiros que vão cessar o movimento. São necessárias ações, concretas, efetivas e urgentes. Caso contrário, o povo vai continuar na rua. E todos já sabem o que é preciso consertar neste país.

Responder

Fabio Dorneles em 22/06/2013 - 18h19 comentou:

Não sei o que dizer, Cynara. Também não desejo o país desestabilizado, também acho partidos e instituições importantes e defendo pautas definidas para sair às ruas.
Mas você sabe: a política de medo e boato fazem parte do jogo de dominação. Como tirar esse monte de gente das ruas e retomar o controle? Á força? Com polícia? Não. Com medo.
Não acredito que esse idiotas que pregam o fim dos partidos ganhem força. Aliás, eles sempre estiveram aí. Não acredito no fascismo.
Mas acredito em partidos que não tiveram intento em tomar para si uma manifestação – por medo do estrago político – inventando boatos.
A história repentina do MPL sair das ruas ainda está entalada aqui. Pra mim eles foram cooptados e convencidos a se recolher, para o "bem" de todos.

Responder

pocoyo fawkes em 22/06/2013 - 18h31 comentou:

a direita sempre foi cega, a esquerda se tornou o mesmo.
derrubem seus idolos.
meditem!

Responder

pocoyo fawkes em 22/06/2013 - 18h34 comentou:

há uma minoria reacionária, principalmente em são paulo, que está confusa.
eles não são o movimento, que é mundial.
há extremistas de direita, imbecis, se aproveitando da situação.
há os grandes veiculos anti-pt se aproveitando da situação.

anonymous não é fascista. anonymous são vocês também, vão perceber quando acordarem.

Responder

    pocoyo fawkes em 23/06/2013 - 02h46 comentou:

    varios negativos kkkk
    tios, tios, entendam…
    hmm nao, acho que nao entendem!

    Luiz Fernando em 23/06/2013 - 05h15 comentou:

    Desde o início do Anonymous tive simpatia pelo grupo, principalmente pela defesa que fez (e talvez ainda faça) em favor de Julian Assange. Mas, hoje, minha visão é mais cautelosa em relação ao grupo. Talvez eu esteja enganado, talvez não esteja. O futuro dirá. Lembrando: devemos ser compreensivos com os impulsos inovadores da juventude, mas também devemos respeitar a experiência e os conselhos dos mais velhos (tios e tias, que seja).

    pocoyo fawkes em 23/06/2013 - 16h17 comentou:

    a coisa só pegou quando bateu nas suas crenças!

    é, o futuro dirá 😉

TiaGO em 22/06/2013 - 18h37 comentou:

Resumir os "arruaceiros" a fascistas não explica ou convence sobre o que eles querem e a troco de quê eles fazem isso. Seu texto demonstra uma intenção convicta de explicar. Mas não conseguiu. Tem muita coisa que vc tbm não enxerga. Existem outras vertentes de movimentos sociais. Não são só esses que vc vê. Quase que sugerir o fim dos movimentos implantando o terror de que eles vão praticar um golpe fascista foi deprimente. Saudações.

Responder

    Luiz Guilherme Prats em 23/06/2013 - 19h22 comentou:

    Arruaceiros, fascistas, alienados, conservadores, contra-revolucionários, etc. É a velha e conhecida estratégia da esquerda de rotular tudo que lhe escapa ou lhe é antagônica. O rótulo cola e desobriga os acomodados e preguiçosos de ouvir e analisar o pensamento de outrem. Afinal, quem quer ouvir alienados e arruaceiros ? Não, ouçam e analisem a Cynara pois ela é a portadora da Verdade, é bem esclarecida, bem-intencionada e uma humanista sem paralelo.

Old Bull Lee em 22/06/2013 - 18h41 comentou:

Fico abismado com o discurso incoerente dos maniqueistas que se definem "de esquerda". Atem pouco tempo atras fechavam os olhos para os que atiravam pedras contra a policia, agora que perceberam que a maioria da populacao nao quer saber de Marx & Cia, se entregam a paranoia: a CIA infiltrou o movimento, a Globo bla bla, os Trotskistas, ate inventar uma "extrema direita" eles inventaram. Meus caros, a extrema direita esta na cabeca de voces. Suas ideias sao mofadas e sim, e possivel na era digital exisitr movientos sem lideres. Alguem poderia definir tambem que nao e um movimento "sem lideres", mas com MILHOES DE LIDERES. Nao tenham medo, sera que nao percebem que se os militares sairem nas ruas vao apanhar tambem? Quanto ao tal "golpe moderno" a que se referem, me parece medo de enfrentar as urnas. Nenhum grupo politico deveria se manter no poder por 15, 20 anos, se por acaso o PT perder as proximas eleicoes (e eu nem acredito que isso va ocorrer) nao vai acabar o Brasil nem seremos governados por fascistas, no maximo o que vai acabar sera a boquinha de alguns. Afinal, essa farinha toda veio do mesmo saco.
Uma dica: querem saber quem sao os militantes misteriosos que tacam pedra na policia? Releiam algum livro qualquer sobre a guerra civil espanhola. Ou entrem no site do CMI, mas nao adianta tentar no momento porque eles sao contra governo mas nao sao desorganizados (outra incoerencia), e nao estao postando bobagens do momento para nao dar muita bandeira.

Responder

    TiaGO em 23/06/2013 - 00h49 comentou:

    Concordo. Ok, Morena(o)(s)? Procurem enxergar um pouco mais além do maniqueísmo que muito bem foi falado acima. Você cobra uma visão mais aprofundada dos analistas e da mídia. Mas falta a sua. Repito, como já disse acima no meu comentário: Tem muita coisa que vc tbm não enxerga. Existem outras vertentes de movimentos sociais. Sem terrorismo, tá? É isso que interessa aos que querem que tudo fique como está.

    Bacellar em 23/06/2013 - 18h29 comentou:

    Old bull shit…

    Meu irmao foi agredido pelas costas ha 4 anos atras por um moleque neonazi na Vl Mariana, inventamos a extrema-direita?

    Luiz Guilherme Prats em 23/06/2013 - 22h38 comentou:

    Ok. Então seu irmão foi atacado por um maluco que se diz neonazista e você a conclusão que existe uma extrema direita nazista e articulada no Brasil ?
    E o mesmo raciocínio que diz que, se sou negro e entendo que fui discriminado em um restaurante por um garçom preconceituoso é porque o Brasil é um país racista nos moldes que era a África do Sul.

    Lamento o que aconteceu com seu irmão, sinceramente. Entretanto, seu argumento é um salto do trapézio sem rede de proteção.

    Bacellar em 24/06/2013 - 19h44 comentou:

    Como assim que se diz? O cara é neonazi.

    Você é de SP capital? Não sabe da existência de skinheads por aqui? Dê uma olhada na fascistosfera na internet, os blógues de extrema direita e veja se é tudo invenção. Podem ser poucos numericamente mas são violentos e a PM finge que não vê. Na Marcha da Maconha em 2010 estavam presentes uns boçais de um grupelho chamado Ultra-Defesa reunidos para ofender os ativistas pró-legalização, não partiram pra pancada pois como não estavam disfarçados no meio da massa e eram muito inferiores numericamente não tiveram coragem, mas um pouco depois, com a Marcha já em andamento, um deles infiltrado atirou um objeto contra uma viatura policial querendo iniciar um tumulto que só não aconteceu por que o idiota foi rapidamente identificado, dominado e entregue a polícia pelos ativistas.
    A extrema-direita existe e tem voz na grande mídia, é um perigo que foi ignorado por muito anos por causa da mentalidade "quem liga pra esses moleques boçais e esses comentaristas desconexos", mas foi um erro.

Pedro Ciotta em 22/06/2013 - 19h21 comentou:

Corroborando com o pontual texto. Ontem, Caxias do Sul, levou mais de 5% da população para a rua. Até aí, tudo bem. Só que, cerca de 20 ônibus saíram de Porto Alegre, direto para a manifestação. Não sei se corresponde a totalidade, mas grande parte desses ônibus, estavam cheios de militantes pagos, punks e skinheads. Saldo da manifestação. Depredação e confronto com a polícia. E a pergunta que não quer calar, quem ganha com isso?

Responder

    Fábio em 23/06/2013 - 23h37 comentou:

    interessante

Ada em 22/06/2013 - 19h33 comentou:

Eles estão mobilizando pelo facebook. São páginas e páginas de comunidades com a máscara do V. A mesma que se viu nas manifestçaões e que em uma tarde foram vendidas 740 delas por um ambulante (entrevistado pela Globo inclusive). Acho que precisamos COMBATER pelo FB… denunciar as páginas todas e procurar os seguidores delas que ali muitos estão inocentes… ANONYMOS… são homofóbicos inclusive. Veja essa comunidade. Tem até foto deles batendo num militante comunista. É so procurar pela máscara e pesquisar…eles estão no mundo todo!

Vamos nos juntar e combater os fascistas tambem no facebook!

Vasculhem por ANONYMOS

Usam a máscara do V em todos os perfis.

Encontrei essa:

Comunidade Homofobica pasmen! 881 mil curtiram https://www.facebook.com/pages/Orgulho-de-ser-Het

veja essa foto. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=552046614

Foi criada uma página contra o anonimato no FB..acho que poderiamos engrossá-la.. https://www.facebook.com/DigaNaoAoAnonimato?fref=

Responder

José Paulo em 22/06/2013 - 19h39 comentou:

Cynara, peço licença pra discordar. Tenho a impressão que você parte de uma premissa equivocada: "entidades (sindicatos, ONGs, partidos, meios de comunicação, movimentos sociais) convocam e pessoas vão. É assim que funciona".

Não, não é assim que funciona neste momento. O que está acontecendo não está em conceitos "pré-concebidos". Deve-se abandonar esse olhar estático dos acontecimentos. Qual a necessidade de ficar teorizando, quando se precisa de atitude, de ação.

O que torna esse movimento, indiscutivelmente, legítimo (como disse o colega Afonso) é o fato da ausência de entidades. É o poder, de fato, emanando do povo. Essa é ordem natural. Não há que se falar, neste momento, em convocação de partidos, entidades etc.

Responder

    Maria Luiza Torres em 23/06/2013 - 23h46 comentou:

    concordo com sua observação,0 povo é feito de cada pessoa, e cada pessoa com o mínimo de discernimento já não aguenta mais a ditadura que tomou forma neste governo.Somos governados por uma besta apocalíptica e não podemos reagir? Não gostei desta Cinara.

    morenasol em 24/06/2013 - 01h25 comentou:

    "mínimo de discernimento" e fala em "ditadura". você sabe que bobagem está falando? dilma foi eleita, se você não votou nela vai ter que se conformar… "besta apocalíptica" chega a ser piada. deve ser do tipo que critica a PEC37 sem nem saber o que é PEC

Felipe Martins em 22/06/2013 - 19h57 comentou:

A responsabilidade de tudo isso que está acontecendo é do PT, com aquela balela de "governabilidade" que só consolidou a máquina estatal do tempo do colonialismo que temos no Brasil. A esquerda e os que se chamam "progressistas" (e eu não entendo o que é isso, eu não preciso de um rótulo para me definir) também tem responsabilidades, afinal em 12 anos de um partido trabalhista no poder, dando ênfase a pautas sociais, colocando a esquerda em debate e me explica como a extrema direita consegue tanto poder? Que raio de militâncias são essas? Depois que eu digo que o Brasil só avançou na economia e (olhe lá) no aspecto social, me chamam de "reacinha". Mas, é claro, a culpa deve ser da mídia golpista.

Responder

Viviane em 22/06/2013 - 21h15 comentou:

A manifestação nem tem interesse partidário justamente por não acreditar em nenhum, o que não significa que seja ideologia de extremos. A grande maioria quer mesmo melhorias, condenados sendo presos e não nomeados a presidente parlamentar, projetos como a PEC 37 saindo do papel e mostrando descaradamente o quanto o governo atual eh absurdamente corrupto sendo impedido de se tornar real independente de bandeiras, não importando quem as faça! A ideia da maioria faz o sentido contrario, isto eh, primeiro as ações depois o apoio. As pessoas não estão nas ruas por ideais, mas estão pelos seus direitos já conquistados. As manifestações por todo pais, que começou em SP por redução da tarifa de ônibus, foi uma faisca que acabou por incendiar o Brasil todo como um grande desabafo, quase como um choro incontrolável. O que prova o quão insatisfeito o povo está.

Responder

GGR em 22/06/2013 - 21h47 comentou:

Examinei todas as páginas que vc cita, Cynara. Tem de tudo, umas bem estranhas mesmo, mas com certeza não dá para categorizar todas elas como "fascistas" ou como "organizadoras de vandalismo". Por exemplo, tem uma que se define como "Pagina de OPOSIÇÃO, um espaço para fiscalizar, criticar e até tirar sarro do governo federal, da administração Petista". Não gostam do governo do PT; é forçar a barra dizer que orquestram vandalismos pq são oposição, né? Tem um ou outro apenas que é parece mais radical mesmo. Acho arriscado acusar de orquestrar os vândalos.
Sinceramente… acho que o vandalismo é a violência e maldade que já estava por aí, nas ruas do Brasil. Violência e criminalidade são "facismo"? Somam-se algumas gangs, vários psicopatas/sociopatas e bandidos de verdade, que aproveitam o calendário. Adicione-se alguns que são induzidos pela loucura do momento e entram nessa. Pura bandidagem e piração; não creio em um projeto articulado de desestabilização. Todas as partes e atores de peso da política e da economia perdem demais com desestabilizações e sabem bem disso.

Responder

    Fábio em 23/06/2013 - 23h35 comentou:

    amigo isso que vejo nas ruas não é democracia e tenho como comprovar isso. vejo a direita e a extrema direita aproveitando a idéia para "marcar territorio" e conseguindo. pra mim esse movimento contra o aumento das paisagens é valido, já outros não sei o motivo e nem o por que?

João Souto em 23/06/2013 - 02h44 comentou:

Vc só vê essas duas opções? Eu compactuo com o vandalismo ou abaixo a cabeça?

Bem, sucesso para você.

Responder

Fernando SB em 23/06/2013 - 05h28 comentou:

De fato há extremistas querendo causar um estado de caos e anarquia, criar o olhar de um Brasil caótico para afetar a liderança política que os desagrada (nesse caso o PT).

Mas isso deve-se ao fato da ausência de uma meta clara das passeatas, principalmente nesses últimos dias. Após as reivindicações do Passe Livre serem aceitas pelo Prefeito (revogação do aumento das tarifas), elas, que eram mensuráveis e tinham um objetivo claro, foram substituídas por palavras de ordem do tipo "Lula Bandido", "Dilma vá se tratar em Cuba", "Fifa lixo", "Abaixo a corrupção". Fica claro que nenhuma dessas frases são mensuráveis, não são metas específicas a serem buscadas, mas sim motivações, sentimentos, apenas isso.

Acontece que a ausência de metas claras em um protesto, gera a situação que estamos presenciando atualmente. As pessoas que estão no manifesto ficam em duvida se a atuação dos selvagens é benéfica ou não a causa, e acabam não se posicionando a favor ou contra os atos de vandalismo. Isso ocorre porque não está claro o que querem atingir, não sabem o que querem conquistar para então cessarem seus protestos.

Temo o Fascismo, pois se o mesmo conseguiu descaracterizar parte do movimento Skinhead (criado a partir da convivência entre operários ingleses e imigrantes jamaicanos), tornando-o extremamente segregador e violento com os padrões raciais, culturais e sexuais diferentes do proposto por eles, imagine o que podem fazer com pessoas cheias de vontade de protestar, mas com poucos conhecimentos históricos e políticos?

Pegando o gancho do que foi citado por você sobre o Golpe Militar de 64, achei uma matéria do Globo, um dia após o ato. Leiam e tirem suas próprias conclusões.
http://acertodecontas.blog.br/politica/editorial-

Responder

    Luiz Guilherme Prats em 23/06/2013 - 19h09 comentou:

    Fascismo ? Fascismo morreu no século XX. Não é mais um sistema político viável. Nem mesmo levado a sério. Para que usá-lo para justificar seu ponto de vista ?
    Metas ? Alguém já viu passeata com metas descritas em cartazes ? Nunca vi.
    Tá inventando, né ?

    JoséMaurício Santos em 25/06/2013 - 05h48 comentou:

    Luiz Guilherme Prats. Leitura de dicionário: Fascismo (fas-cis-mo) sm. 2. P.ext. Tendência para o autoritarismo e a intolerância.
    Sem precisar desenhar…

    Luiz Guilherme Prats em 26/06/2013 - 12h34 comentou:

    José Maurício, Se for pelo texto do dicionário que usastes, então comunismo é sinônimo de fascismo. Ambos são intolerantes.
    Por outro lado, termo de dicionário é uma coisa, conceito sociológico é outro.
    Fascismo e comunismo são regimes totalitários. Autoritarismo é outra coisa.
    Ler : ARENDT, Hannah. As Origens do totalitarismo.

Lucas A. em 23/06/2013 - 05h42 comentou:

Quem diria que um dia eu leria uma Socialista pedindo tregua nos protestos para que ocorra tudo bem com a Copa do Mundo… novos tempos, novos discursos, a mesma incoerência de sempre.

Responder

    Luiz Guilherme Prats em 23/06/2013 - 19h05 comentou:

    Pois é. Quem diria ?

    semcasa em 24/06/2013 - 01h21 comentou:

    não é ! kkk e a Dilma falando na TV q lutará pela "primaiza da lei e da ordem" kkk se isso não é algo a direita, o que é?

    Claudomiro Jr em 24/06/2013 - 12h00 comentou:

    É isso aí meu irmãozinho! Falou bonito. Tão p. da vida porque perderam o controle da rua!

Odemelo em 23/06/2013 - 11h41 comentou:

Esqueçam essas paranóias de golpismo, influências externas… Isso é coisa de um passado distante. Estamos em meio a um momento histórico singular. O mundo todo está olhando e se perguntando quando começarão a ter, também eles, essas massas nas ruas — e vão tê-las! 'É a globalização teledigital, idiota!' O pronunciamento da Dilma foi bom, mas não o suficiente. FALTOU DITAR O RITMO daquilo que ela apenas esboçou, muito do que, na verdade, de segunda mão. O que as pessoas estão exigindo é ATITUDE JÁ!. Cada um de nós está esperando isto; escute seu coração, perceba suas frustrações de cidadão. As primeiras pesquisas já estão apontando mais de 80% de apoio às manifestações. É este o capital que está nas mãos da Dilma! Ela tem de usá-lo anunciando medidas para ONTEM. Não novos planos, novos projetos, novas reuniões. Faça JÁ o que tem de ser feito. Ou você perderá a chance de manter a liderança que as instituições lhe conferiram lá atrás, quando foi eleita. Esse vazio de ação não pode continuar. Você não controla um incêndio dessa magnitude com um balde d'água. Você tem de jogar em cima uma cachoeira de decisões; um fluxo de medidas cristalinas; um encadeamento de atos administrativos consistentes, que demonstrem, pela ATITUDE, que o governo entendeu a tal voz das ruas. CHEGA DE PALAVRAS! AJA!

Responder

João Carlos em 23/06/2013 - 12h24 comentou:

O golpe é o seguinte: Levar a eleição de 2014 para o segundo turno…e ele anda a passos largos!

Responder

Fabio de O. Ribero em 23/06/2013 - 14h01 comentou:

Confirmo o que você diz aqui e o que a autora de um outro texto disse https://medium.com/primavera-brasileira/dfa6bc73b… pois freqüentei o Facebook do MPL por mais de uma semana e percebi a evolução dos fatos. Quando começou a infiltração fascista no MPL comecei a combater os posts que defendiam pena de morte, deposição de Dilma, proibição de bandeiras nas passeatas, redução da maioridade penal, etc…

No link abaixo apresento as evidencias de que há um deliberado golpe de mão em andamento: http://www.facebook.com/fabio.deoliveiraribeiro/p

Responder

    Luiz Guilherme Prats em 25/06/2013 - 21h55 comentou:

    Infiltração fascista ? Cê tá vendo muito filme hollywoodiano, meu caro.
    A sociedade é diversa. Há pessoas que são contra a pena de morte e a favor do casamento gay, porém contra a discriminalização das drogas. A sociedade não cabe mais em conceitos esteriotipados de esquerda e direita. E quer saber ? Uma coisa não mudou, porém, a aversão da dita esquerda por tudo que não venha de suas hostes.

Luiz Carlos em 23/06/2013 - 14h23 comentou:

Está muito parecido a março de 64. A direita que já estava morta e enterrada, foi ressuscitada, por um irracional que quer o poder a qualquer custo, nas eleições de 2010.
Para direita não interessa gastos sociais, como bolsa família, S.U.S., educação pública e gratuita. Entendam da elite fazem parte donos de hospitais privados e planos de saúde, que não querem saúde boa e gratuita, donos de escolas e cursinhos, que não querem educação boa e gratuita, banqueiros que não querem juros baixos, empresários que não querem a reforma da CLT (ouça-se perda de direitos trabalhistas). Privilégios e mordomias só as deles próprios.
Na ditadura durante "o milagre econômico" o povo nunca foi beneficiado pelo crescimento econômico, a ponto do próprio ditador Médici dizer a celebre frase: " O pais vai bem, mas o povo vai mal"
Acho melhor os manifestantes se informarem melhor sobre o que e quem apoaim.

Responder

João B. em 23/06/2013 - 14h55 comentou:

Cynara minha filha… Até que enfim vc escreveu algo que eu concordo. Os faceboys são manipulados por um programa da CIA chamado "formula for chaos". Quem quiser conhecer melhor leia o livro de Moniz Bandeira sobre o assunto…
Aliás… O Snowden, dissidente da CIA disse que é a NSA que tá nas redes sociais…
O dólar subiu, a bolsa caiu, e alguém com certeza vai "capitalizar" isso tudo.
O trocadilho era inevitável.

Responder

    Luiz Guilherme Prats em 25/06/2013 - 21h56 comentou:

    Eita que esse fumô das boas!

maria em 23/06/2013 - 15h09 comentou:

obrigada, voce e a primeira pessoa a ter coragem de denunciar o esquema golpista.parabens

Responder

Messias Macedo em 23/06/2013 - 15h15 comentou:

[AINDA SOBRE 'QUEM COMANDA OS ARRUACEIROS?']

… O JORNALISMO FASCISTA E AS CONSPIRAÇÕES COMUNS! ENTENDA

[LÁ VEM O MATUTO “COM AS ORELHAS EM PÉ”!…]

… Depois da 'veja' estampar em capa: 'O menino pobre que mudou o Brasil'… Agora, a mesma 'veja': 'Sete dias que mudaram o Brasil' – 'depois dos protestos, nada será como antes'…
… E, aí, a *'jornalista amiga dos patrões barões da “grande” mídia nativa’ "levantou um 'dedinho'” e afirmou: "**'Meninos', 'eu não te conto', o Datafolha fez uma pesquisa nas ruas entre os manifestantes dos protestos! Vocês sabem quem ficou em primeiríssimo(!) lugar na preferência pela corrida presidencial?” [Toda a pantomima acompanhada de um sorriso 'verde oliva (sic) de felicidade e regozijo'! – a(de)n(do) sujo nosso!] A resposta pela própria inquisidora (idem sic): "Joaquim Barbosa!" Em seguida, a mesma 'jornalista amiga dos patrões', levantou… Dois 'dedinhos' – e: "E vocês sabem quem ficou em segundo lugar? Sim, a Marina Silva! Mesmo porque ela não tem vínculos com partidos políticos, apesar de ter vindo do PT, rompido com o PT, e, agora, está organizando a 'Rede'!" ["Pode 'to be'?!" – de novo, a(de)n(do) sujo do matuto!] Fala, Cantanhêde, afinal de contas, quem tem microfones e câmeras de TV à disposição, convenhamos, falar o que quer! Não é para isso que serve a democracia?! (ibidem sic) "E vocês sabem quem ficou em terceiro lugar? Nesta mesma pesquisa do Datafolha, realizada nas ruas e entre os manifestantes dos protestos, a presidente Dilma Rousseff fica com, apenas, 10% das intenções de votos! A mesma presidente Dilma Rousseff que, na pesquisa geral do Datafolha, vence as próximas eleições, em primeiro turno, com 51% dos votos…”
Dois 'dedinhos de prosa do matuto'! A Cantanhêde não esqueceu de levantar 'os três dedinhos da mãozinha direita'(!!!) ao informar o nome do terceiro colocado na pesquisa [realizada nas ruas, entre os manifestantes dos protestos!]; Os sorrisos progressivamente contagiaram o outro 'convidado a dedo' pela âncora do programa e a própria âncora, óbvio!
*Eliane Cantanhêde “da Folha da ‘ditabranda dos Frias’ & dos Marinhos das organizações(!) Globo”!
**’os meninos’: o outro convidado a ‘dedinho’ pela âncora do programa, o Sérgio Fadul [“do jornal ‘O Globo’”] e a âncora do programa ‘Fatos & distorções’(!), GloboNews!
“CINCO(!) ‘DEDINHOS’ DE PERGUNTAS!”:
1- por que será que os três ‘jornalistas amigos dos patrões’ não informaram ao ‘eleitor assinante’ acerca da “metodologia” aplicada na tal pesquisa Datafolha?! [realizada entre os manifestantes dos protestos(!)];
2- será que os três ‘jornalistas amigos dos patrões’ deram conta de que, ao corroborar com uma “pesquisa” que “pesquisa” desqualificar os partidos políticos, estão difundindo um dos preceitos clássicos do fascismo?!…
3- o que está acontecendo no Brasil – em meio à realização da Copa das Confederações(!) – evidencia alguma coincidência com a tal ‘primavera árabe’?!
4 – o que está acontecendo no Brasil – em meio à realização da Copa das Confederações(!) – tem alguma correspondência com o fascismo?!
5- lá isso é jornalismo?!…

NOTA ACAUTELATÓRIA: com relação à questão de número 3, o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, já nos deu a contundente e peremptória resposta:
“Os protestos registrados nos últimos dias no Brasil fazem parte uma conspiração para desestabilizar a presidente Dilma Rousseff, assim como está acontecendo comigo.” Em Denúncias
Erdogan diz que mesma conspiração atua na Turquia e no Brasil
publicado em 22 de junho de 2013 às 21:13

FONTE: http://www.viomundo.com.br/denuncias/erdogan-diz-

E VAMOS ***“AOS FINALMENTES”! “inté”!…
***lembrando o saudoso Odorico Paraguaçu! Bom político – e militante(!) – aquele!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

randal em 23/06/2013 - 15h31 comentou:

Cynara, quem assessar os videos do youtube (change brazil) poderá ter todas as respostas que desejar,inclusive a manipulação aos frequentadores da internet . quem financiou,sabe o que está fazendo pois as reinvidicaçoes são as mesmas dos protestos, inclusive com dicas de como se comportar;os videos são do exterior,mas o conteudo e genuinamente brasileiro.e não destinados ao povão, mas a uma classe mais nobre, mas, de preferencia bem jovem, que fale e entenda ingles.o pior é que, quem quer que seja, sabe que é coisa passageira e que apenas destabiliza governos para que assim a porta esteja aberta. ai. mais uma vez uma parte do povo, ou seja, aquela mais desprovida é que continuará sofrendo.

Responder

pocoyo fawkes em 23/06/2013 - 16h19 comentou:

cynara querida
responda
cade a alta cupula do pt falando de mensalao tucano? kkkkkkkkkkkk

VOCES SAO A MASSA DE MANOBRA

Responder

overmelho em 23/06/2013 - 16h22 comentou:

Cuidado. Lembre que os golpes não aconteceram assim do dia para a noite. Golpistas sempre se aproveitaram de movimentos como esse. Isso quando não eram eles os organizadores.
No mais, creio que esse "Occupy" brazuca terminará junto com a Copa. Esse Brasil que "acordou" precisa lavar o rosto, escovar os dentes, colocar o uniforme e ir pra escola.

Responder

pocoyo fawkes em 23/06/2013 - 16h32 comentou:

PEC33 + PEC37 = maior acordão da história pra beneficiar a impunidade deste e de todos os governos seguintes. não há partido, não há ideologia.

Responder

pocoyo fawkes em 23/06/2013 - 16h42 comentou:

"Alguém que se tornou, por exemplo, radical em relação a uma ideologia – podemos deixar de ver isso como uma escolha pessoal resultante do puro livre-arbítrio e podemos começar a tratar isso como algum tipo de distúrbio mental”
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,…

Responder

Messias Macedo em 23/06/2013 - 16h48 comentou:

O POVO BRASILEIRO PEDE RESPEITO! Sobre “a turbulência invisível que tenta desestabilizar o Brasil!” O que poderia ser um apelo à consciência!

… O palanque tem a sua hora! No entanto, a vida real passa muito além – e muito acima – dos abjetos jogos político-partidários e institucionais… Portanto, nós temos que valorizar, prevalentemente, as ideias e as ações que visem, verdadeiramente, o bem coletivo – e que contribuam para o fortalecimento da nação! Ademais, os partidos políticos, os times de futebol, os políticos profissionais, os procuradores – e os procuradores prevaricadores (sic) -, "os imortais (sic) supremos do supremoTF"(!) e das Academias de Letras, os demais juízes, toda a sorte de "dotôres"(!), os(as) jornalistas – "amigos(as) ou não dos patrões barões" (idem sic) -, os governantes… Nós todos, pessoas comuns e mortais, felizmente… Enfim, todos, absolutamente todos passaremos: talvez a única certeza das nossas existências, efêmeras e caóticas!…

Felicidades… A nós todos!

Mundo
Brasil, Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Macedo em 23/06/2013 - 17h09 comentou:

NOTA PÚBLICA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS EM PARIS QUE CANCELARAM O ATO DE SÁBADO 22 DE JUNHO

FONTE: http://mariafro.com/2013/06/23/nota-publica-dos-e

LÁ VEM O MATUTO “COM AS ORELHAS EM PÉ”! O MESMO MATUTO ‘BANANIENSE’ QUE SENTE O CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

… Parabéns aos estudantes brasileiros em Paris! Pela lucidez, discernimento, visão crítica… E coragem pela humildade de reconhecer "o desvio de uma rota", e se propondo a continuar lutando, movidos(as) pelo espírito democrático e civilizatório – e nacionalista!…
O verdadeiro povo trabalhador brasileiro agradece, penhoradamente!

Felicidades a todos(as) vocês!

Até a vitória Sempre!

… Ah! E fascismo nunca mais!

Respeitosas saudações progressistas, democráticas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

BRASIL (QUASE-)NAÇÃO [depende de nós enquanto ações e reações!]
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

    Luiz Guilherme Prats em 26/06/2013 - 12h41 comentou:

    Você e os tais estudantes de Paris têm é complexo de vira-lata! Eles não cantaram a Marselhesa ao final do ato ?

    Fiquem em Paris. Não precisamos de vocês. NÃo precisamos de pessoas com espírito de expatriados aqui no Brasil

Pandora em 23/06/2013 - 17h30 comentou:

Eu quero ver o Brasil em chamas. Chega de promessas, cansei. Revolução já! Esse texto foi escrito por um petista.
Fora PT, fora Dilma!
Quem vai protestar com bandeira de partido tem que cair no pau mesmo. Esse é um movimento do povo e não queremos partidos pegando carona na nossa indignação!

Viva la revoluciona…

Responder

ivan em 23/06/2013 - 17h33 comentou:

O povo não é capaz de orquestrar um movimento desse! A UNE muito menos! Penso que é gente da alta com medo do Brasil se tornar uma Argentina da vida! Obrigado! E aos baderneiros vão para seus bueiros!!!!!!!!!!

Responder

Bacellar em 23/06/2013 - 18h24 comentou:

Golpe "'branco" ou "jurídico" é um cenário. Desestabilização (imaginem as próximas classificações do risco-Brasil…) constante para viabilizar uma disputa entre os "netinhos" no segundo turno de 2014 é outro. Dois cenários ruins para nós que somos da classe trabalhadora. Pelo menos já começou um contra-movimento pois eu por exemplo passei uma semana falando sozinho e sendo taxado de petéba ou reacionário (!!!) por questionar a legitimidade das manifestações. O novo mote agora é "mas não dá mais pra ficar nessa de menos pior, o sistema tem que mudar"…Como se mudar o sistema fosse uma tarefa possível sem uma base de organização sólida e se fosse uma tarefa simples. Falta a muita gente conhecer a realidade do miseravel brasileiro pra compreender bem a diferença entre o pior e o menos pior. A diferença é brutal.

Responder

NOEL J em 23/06/2013 - 18h37 comentou:

QUER SABER ISTO E ODIO DO PODER DA DILMA ( LULA-PT ) QUE COM SEU GOVERNO TIROU MILHOES DE PESSOAS DA POBLEZA.
E O ELEITOR DA DIREITA ESTA APROVEITANDO A OCASIAO.
POIS AINDA DOI A RETIRADA DO F. COLLOR DO PODER.

Responder

Luiz Guilherme Prats em 23/06/2013 - 19h05 comentou:

Teu texto é cheio de pretensão. De onde você buscou tanta ?
Nem é preciso entrar em seu mérito. A forma já é sofrível.

Observas o mundo sempre duas categorias: os bem informados X os alienados; os bem-intecionados X os mau-intencionados; esquerda X direita (como se estas categorias fossem claras e unívocas nos dias que correm. Onde fica o Renan Calheiros e o Sarney nessa ?). Cadê a dialética, Cynara ?

Responder

Ivana em 23/06/2013 - 19h44 comentou:

ALERTA ZONA SUL DE SÃO PAULO!

Eu fui bloqueada no Facebook (!). Provavelmente coisa do Anonymous.

Vi agora que o Movimento Passe Livre voltou atrás e convocou nova manifestação para a manhã da próxima 3a feira, na Zona Sul, com ponto de partida perto do metrô Capão Redondo e do Largo do Campo Limpo. Segue link: http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/movi

Sinceramente, agora, não tenho dúvida de que o MPL é ligado ao Anonymous e só quer desestabilizar o país! O resto é “bandeira de fachada” pra despistar e confundir os partidos e movimentos de Esquerda.

Eu participei do ato no dia 20 na Paulista. Vi bem o que aconteceu lá. O ataque aos partidos e movimentos de esquerda foi orquestrado. Meu relato sobre o ocorrido foi publicado no Conversa Afiada: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/06/2

Vi também que o Cooperifa, Movimento da Zona Sul de SP, se reuniu, na ultima sexta, para avaliar os acontecimentos e firmar posições em defesa da Democracia: http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2013/

Então, pelamor, Cooperifa! Mobilizem os grupos e coletivos de vcs para impedir a infiltração desse golpe de extrema direita na periferia de SP!! Esse ato golpista marcado pra terça não pode mobilizar a Zona Sul!!
É golpe. É fascismo. Mobilizem-se, companheiros!!

Quem puder divulgar esse alerta e entrar em contato com o Cooperifa, por favor, ajude: https://www.facebook.com/Cooperifa

Responder

Luiz Carlos em 23/06/2013 - 19h59 comentou:

Cinara,

Só se combate a versão da meia verdade, com informação fundamentada, segue parte do texto contido no blog delegadopinho, que foi muito esclarecedor para mim, convido a todos que leiam:

O acréscimo do § 10 ao art.144 proposto pela PEC 37 tem o seguinte texto:

"A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incubem PRIVATIVAMENTE às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente."

Portanto, o que se pretende é deixar claro, o que ainda é nebuloso, a qual, ou quais, Instituições competem a apuração da infrações penais, a fim de que essa função possa ser regulamentada sem que o Poder Judiciário, a todo o momento, seja instado a se pronunciar sobre a ilegalidade de investigações promovidas por outras Instituições.

Outro ponto importantíssimo a se destacar, e a refutar a maldosa ideia de que mais nenhum outro Órgão ou Instituição poderá realizar atos investigatórios, é remetê-los ao texto da PEC 37 e ressaltar que ela confere PRIVATIVIDADE às Polícias judiciárias, e não EXCLUSIVIDADE. O próprio texto das razões que a justificam já destaca que as investigações criminais levadas a efeito pelas Comissões Parlamentares de Inquérito, definidas na própria Constituição Federal, não sofrem qualquer alteração, ou seja, as CPIs ou as CPMIs, continuarão com o poder de investigar os fatos que interessam à República e à democracia brasileiras.

Em Direito sabemos que há uma clara distinção entre o que é privativo e o que é exclusivo, em termos de competência. A exclusividade ocorre quando a competência é única, enfim, quando um determinado ato só pode ser exercido por uma determinada autoridade ou Órgão.

Acessem o blog do delegadopinho para ler a versão completa.

Responder

Jose Sales em 23/06/2013 - 20h07 comentou:

Será que o rio precisa discutir qual o melhor caminho a seguir? Ele só tem uma meta que é chegar ao mar. Este aflorar de uma força muito superior aos nossos achismos sabe aonde quer chegar. E aqueles que o compreenderem descerão sua corrente naturalmente enquanto os outros ficarão se perguntando e discutindo qual seria o melhor caminho para o rio seguir.

Responder

renan em 23/06/2013 - 20h20 comentou:

no único momento em que a população faz algo vem alguém e pede para adiar o movimento?

interessa mesmo?

os reflexos do movimento são muito mais benéficos a longo prazo do que a Copa do Mundo.

Responder

Fabio em 23/06/2013 - 20h44 comentou:

A Dilma é fraca demais, não tem liderança, não consegui ter dialogo com o povo, não recebe organizações sociais e não anda pelo Brasil para mostrar que é uma presidenta do povo.

Responder

Paulo Silva em 23/06/2013 - 21h06 comentou:

Precisamos ficar alerta com esses grupos que se dizem representantes das vozes brasileiras. Essas pessoas são aquelas que estão se sentido maculadas com a progressão que os mais pobres e a chamada classe c obteveram ultimamente. É claro que sabemos que ainda faltam muitos motivos para sairmos deste pobreza que ainda temos em nosso país. Porém, o preocupante é retrocedermos guiados por grupos que ainda vislumbram personalidades e grupos passados que tanto alijaram a democracia. Sempre lutamos e fizemos isso com a cara a mostra; jamais escondidos com camisas cobrindo a nossa dignidade. Protestávamos por causas objetivas e coletivas, jamais caímos no individualismo de lutar por causas que só beneficiassem um pequeno grupo. Esses jovens precisam lutar e devem pautar suas reivindicações em popósitos mais claros e mais organizados para não se perderem em generalizações dificeís de serem mensuráveis. Atender a voz de determinados segmentos de extrema direita é querer voltar à escravidação, ao imperialismo, à ditadura e à exclusão social a que fomos relegados há anos. Tenhamos vergonha de retroceder a esse cenário.

Responder

Fagner em 23/06/2013 - 21h22 comentou:

A questão é: nós militantes de esquerda iremos sair das manifestações? Somos o suficiente pra fazermos diferença? Não sei, acredito que somos muito mais do que os militantes de direita referidos, mas existe uma galera grande que está indo no susto e pode ser conquistada por qualquer um dos dois lados.
Acredito que estrategicamente devemos sim estar nesses atos, mas que devemos nos organizar pra fazermos ali um espaço de conquista dos que ainda não tem lado

Responder

adriana em 23/06/2013 - 22h41 comentou:

Quando as manifestações irão parar? Eu acho que o momento agora é manifestar nos dias de votação da pec37, por exemplo, depois cobrar que os acusados de corrupção saiam do congresso, pois eles não nos representam mais e brigar com o legislativo por leis mais "duras" contra os criminosos… enfim… não faltam motivos para protestar… com partido político é ruim, pior sem eles… então, acredito que esse seja o momento de parar e fazer manifestações somente nos dias de votação para cobrar e demonstrar a posição da população.

Responder

Fábio em 23/06/2013 - 23h26 comentou:

Cynara, uma das coisas que eu mais detesto da esquerda que eu particularmente gosto, foi ser anti a futebol ou coisas relacionado a seleção brasileira. acredito e sempre acreditei que copa do mundo não despolitiza, pra mim copa é só diversão. quem despolitiza são 3 coisas:
# falta de educação;
# mídia televisiva;
# genética intelectual;
eu concordo com você quando diz que parece um golpe, e se for um golpe eu sairia do país se isso acontecesse, pois o mal de uma ditadura militar ou outra coisa parecida, faz e fez. sei não!
agora eu tenho uma certeza, isso que vejo nas ruas não tem nada de democracia, e também, acredito eu, que um impeachment possa infelizmente acontecer.

Responder

    luiz mattos em 24/06/2013 - 13h33 comentou:

    Caríssimo,se voce ficar;NÃO PASSARÃO!

JORGE em 23/06/2013 - 23h47 comentou:

O que pode acontecer se a SELEÇÃO NÃO GANHAR A COPA DA CONFEDERAÇÃO.

Teremos uma revolução?

Responder

luiz mattos em 24/06/2013 - 00h34 comentou:

Na verdade a grande maioria é vítima de dez longos anos de terrorismo midiático,tornando-se massa de manobra que colocaram o ovo preparado pela mídia canalha para chocar e a serpente está surgindo.

Responder

semcasa em 24/06/2013 - 01h19 comentou:

o texto estava bom até o HOSPITALIDADE DO POVO.. aff isso me lembra a cordialidade do povo… copra pra quem? deixar a FIFA ser maior que as neessidades do brasileiro? não foi voce que perdeu uma casa aqui em Belo Horizonte por causa da copa/FIFA….

Responder

nestor em 24/06/2013 - 01h45 comentou:

Não vejo gratuidade ou teoria da conspiração quando a Globo, coloca notícias falsas em sua web, como "Fifa informa que pode mudar local da copa" ou "Itália diz que pode abandonar a copa das confederações", será que não teria meios de verificar a veracidade e não depois mostrar desmentidos menores das entidades? A Globo, e outros veículos é claro, informaram e indiretamente chamaram para novos protestos, por sinal com pouco sucesso, após a retirada da MPL, colocando notinhas de entidades desconhecidas que desmereciam a MPL e se colocavam a frente. O Prism americano, que reúne informações do Google, Face, Microsoft…, não vale apenas para os EUA, é uma arma extremamente forte, não apenas do governo americano, mas de entidade$ muito fortes infiltradas ou parceiras. A primavera é espontânea, não acredito que a árabe tenha sido, esperaram uma faísca para fazer o fogo. Na Venezuela existiam americanos infiltrados financiando as revoltas pós eleições. Antes a Líbia e agora a Síria, possuem toda a força americana financiando os tais revolucionários, alguns soldados de fora do pais, e que podem até derrubar um exército bem armado, enquanto nada acontece na Arábia Saudita. Por outro lado baixar os juros nos grandes bancos brasileiros, o maior roubo existente e ainda legalizado, deve ter sido uma enorme perda aos grande$ poderes, os mesmos que dominam nossa imprensa.

Responder

Juca em 24/06/2013 - 02h22 comentou:

FACISMO ??? DIREITA….ESQUERDA ???
MENOS… BEM MENOS… O PAPO É RETO.
O PT É UM LIXO… FOI FUNDADO BRILHANTEMENTE… CHEGOU AO PODER BRILHANTEMENTE… E FURIOSAMENTE SE TORNOU UM LIXO, TAL QUAL TODOS OS PARTIDOS QUE VCS DIZEM DE DIREITA.
SÃO IGUAIS… TODOS OS PARTIDOS… UM BA;CÃO DE NEGOCIATAS SEM VERGONHA, SAFADO E IMORAL.
AGORA, MORENA, ENTENDA O SEGUINTE.
E APRENDA
O SISTEMA COM PT, COM PSDB, COM P NUM SEI O QUE FALHOU ! FALHOU MISERAVELMENTE COM TODOS OS CIDADÃOS… DE TODAS AS CLASSES …TODAS !!!!!!
SABE QUEM DIRIGE AS MANIFESTAÇÕES !!!
O BRASILEIRO QUEM SABE QUE PT NÃO VAI MUDAR PORRA NENHUMA…. QUE PSDB NÃO VAI MUDAR PORRA NENHUMA… E QUE TODOS…. TODOS VCS SÃO UM LIXO !!!
UM LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!
DESPREZAMOS TODOS VCS… TUDO O QUE VCS SIGNIFICAM… E TODO O SISTEMA PODRE QUE VCS REPRESENTAM E DEFENDEM !!!
NÃO EXISTE GOLPE… NÃO EXISTE FASCISMO… EXISTE VERGONHA NA CARA… VERGONHA NA CARA… E SACO CHEIO DE PATIDOS E IDEOLOGIAS IDIOTAS DE DIREITA, ESQUERDA, CENTRO QQ MERDA DESSA !!!

Responder

pedro em 24/06/2013 - 02h37 comentou:

na verdade o que está ocorrendo é uma descrença em relação aos partidos, os de esquerda se misturaram com os de direita, não existe oposição ao governo, desmando, baixos investimentos em educação e saúde, acredito que uma poltrona em um estádio hj no brasil e melhor e mais cara que uma maca, aí fica difícil falar de partidos políticos em movimento que está nas ruas de forma democrática e em sua grande maioria ordeira, quem não garante que esses arruaceiros não são da esquerda ou ligados a partidos da direita????

Responder

wellington Saraiva em 24/06/2013 - 03h48 comentou:

Para começar quem eu achei sem conteúdo foi vc minha querida.. Em si tratando de golpe não a muito o que dizer além de ser um pensamento ridículo e sem fundamento! Até acho que quem inventou esse "golpe" foi os mesmos adeptos de teorias conspiratórias malucas,como aquela em que diz que o homem nunca pisou na lua.. Posso dizer de BH cidade em que vivo, que os protestos em sua ampla maioria são pacíficos, existe vândalos é claro! Infiltrados e até mesmo bandidos comuns que se aproveitam dos protestos para roubar e depredar patrimônio publico e privado em relação as tentativas de invasão e depredação de órgãos representativos do poder publico,acho valido e os considero atos políticos e não crimes..

"20 entidades de extrema-direita" e dai? o que representam? Não estou nem um pouco preocupado com esses pequenos grupos sem nenhuma representatividade nacional,procure andar pelo país que vai descobrir que a maior parte da população nem sabem da existência desses grupos insignificantes.. A verdade é que somos em sua maioria apartidários,mas realmente não apolíticos, muito menos alienados. Pq vc não fala sobre o índio assassinado? Pq não fala do MST e seus vandalismos? Abril vermelho? Pq não comenta sobre as tentativas escusas do governo federal através de seu ministro Gilberto Carvalho em derrubar Alckmin? Fale do mensalão e do envolvimento mais que claro do Lula? Ou acha que caímos naquela de que ele não sabia de nada? O que me arrepia os cabelos é ser obrigado a votar até hoje,isso não é nada democrático. Pq não fala do fim do voto obrigatório? Não precisamos derrubar a Dilma,basta implantarmos o reccal em nosso país por meio de plebiscito popular. O que mais me da arrepios é o silêncio geral do congresso brasileiro,a demora no pronunciamento da presidente Dilma e ser obrigado a ouvir delírios do Sr. condenado Jose Dirceu falando de golpe, logo ele envolvido em vários golpes! Por ultimo minha querida me responda, vc é uma das 40 mil pessoas que trabalham no governo? Ou num dos 39 ministérios? Ou recebe por fora? Já ia me esquecendo o que acha do ilustríssimo Marco Feliciano representante dos nazi-evangélicos brasileiros comandando a comissão de direitos humanos que tradicionalmente era do PT?

Responder

Moisés em 24/06/2013 - 04h32 comentou:

Concordo…
Tipo assim criar um clima de insegurança, tipo um golpe do Paraguai!
Os milico tão quietos…

Responder

samucass em 24/06/2013 - 04h35 comentou:

Na verdade, muitos estão mesmo sem rumo. Em cada rua, em cada esquina, os comentários só focam Dilma! Para o País chegar onde chegou, cada um de nós deveria pensar em quem votou, a quem vc deu seu voto. Cada um que está ali, só pensa em ficar rico (mais do que já está), e, para que isto aconteça, nós temos que ser extorquidos, espremidos, escravizados para sustentar a gula daqueles que, talvez em um ato de confiança, colocamos ali. Eu sempre votei, com o pretexto de ''poder cobrar'', mas, cobrar a quem? impossível cobrar! Por conta disso, hoje Eu já penso diferente; até as próximas eleições, meu jargão será ''zerando e confirmando''! Espero ver toda a nação brasileira nas ruas, porém, ninguém nas secções eleitorais. Isto! Podem colar!!! Creio que este seria um protesto mais agudo e mais eficiente. Até lá!

Responder

Alcides em 24/06/2013 - 05h17 comentou:

"se você for se manifestar amanhã ou na próxima semana, estará indo chamado por quem?"

Eu diria que iria chamado por uma voz interna que não consegue mais ficar calada devido às catástrofes históricas que se desenrolam em minha frente. Uma esquerda antiquada que se alinhou com conservadores Nordestinos e desenhou um desenvolvimento das massas tornando-as consumistas, crédito a todo o vapor, usando uma estratégia tipicamente americana. Quem pode chamar isto de movimento de esquerda? Não existe esquerda e direita neste país. Existe uma vontade de crescer, de se desenvolver, mas alguns preferem os caminhos da ditadura, talvez poucos, outros o caminho de um Estado minimalista e outros através de uma construção social mais ampla.

Responder

Oswaldo em 24/06/2013 - 08h01 comentou:

Um resumo-análise da perspectiva de Fernando Henrique Cardoso sobre os rumos da sociedade brasileira pós-manifestações (que confirma essa tendência de tratar como "vandalismo minoritário" as manifestações autoritárias e centralizar todo o problema na sucessão presidencial)
http://blogumlugar.blogspot.com.br/2013/06/longe-

Responder

Nelson Lessa em 24/06/2013 - 11h02 comentou:

Você escreve muito bem e é muito bonita. Está sua foto é Show.

Responder

    malvina cruela em 24/06/2013 - 17h20 comentou:

    só falta falar a verdade..

pedro em 24/06/2013 - 11h11 comentou:

o povo tá de saco cheio de tanta canalhice.

Responder

Claudomiro Jr em 24/06/2013 - 11h58 comentou:

E aí Cynara? Você e o Paulo Moreira Leite tão com medo pelo fato de as manifestações não estão sendo suficientemente aparelhadas, pautadas e patrulhadas pelos movimentos de esquerda? Que que é isso companheira?! Deixa a rapaziada ir para a rua. Quem puxou o rabo da fera com a intenção de prejudicar os governos da oposição que vá agora para a rua colocar a coleira no bicho. Em tempo: eu apoio a Presidenta. Dona Dilma, assuma o cargo de vez. A senhora não tem que ficar pedindo a benção de ninguém para governar. A eleição já resolveu isso. A senhora é a Presidenta de um Estado Constitucional. Use a caneta e dê um chute na bunda do resto da turma do Nove-Dedos e dos Filomensaleiros. Detona logo o Gilberto Carvalho, o inútil do José Eduardo Cardozo e aproveite para se livrar do Mantenga.

Responder

andre leonardo em 24/06/2013 - 12h19 comentou:

Não sou de Direita nem de Esquerda sou BRASILEIRO… Golpe o caramba acho que se o Governante nao esta dando conta do recado que seja afastado antes que o problema se avolume e nao tenha mais retorno. Técnicos se trocam quando eles nao conseguem os resultados esperados portanto pelas eleições Diretas Já, não é preciso esperar mais um ano e meio para ver que as propostas apresentadas na campanha não foram e não serao realizadas.

Responder

flavr em 24/06/2013 - 12h23 comentou:

Vocês estão de brincadeira? No momento mais importante da nossa democracia nos últimos 20 anos, vocês estão sugerindo que a esquerda simplesmente deixe as ruas? Mais do que nunca é hora de ir para as ruas sim, de gritar, de fazer presença. O próprio MPL já mostrou que não vai desistir.

Acho covardia sua colocar a situação como uma falsa dicotomia entre direitistas extremos e movimentos de esquerda. Vamos abrir espaço para os partidos na rua novamente. Vamos mostrar que a esquerda sabe se organizar, como já faz a muito tempo.

Agora o discurso vai ser colocar panos quentes e defender o governo para evitar que a direita ganhe força? Patético.

Você está com medo. Mas eu não.

Responder

AMILTON VARGAS em 24/06/2013 - 12h29 comentou:

Não disse nada, simplesmente fez ilações que não levam a nenhuma conclusão.
Muito típico dos Lulistas que embora decepcionados não assumem a verdade.

Responder

Sávio em 24/06/2013 - 12h41 comentou:

Só pra corrigir que a onda de protestos, como todos vcs do centro e do sul não sabem ou ignoram, começou em Natal/RN, com o #ForaMicarla e a posterior #RevoltaDoBusão, e não com o MPL, como colocado em seu texto.

Responder

Eugenia Mazza em 24/06/2013 - 12h59 comentou:

Lí e aprovei! Cinara Menezes vc expressou muitíssimo bem e com muita sensatez e clareza o q todos os brasileiros q amam esse País desejam e pensam sôbre esse momento difícil para todos nós , incluindo os arruaçeiros de direita para os quais o lema egoísta e irracional é: "Quanto pior, melhor" Que estupidez !

Responder

antonio cpc em 24/06/2013 - 13h32 comentou:

Olha Cynara, teu texto é de um petista estarrecido, buscando culpados para desviar-se do teor reinvidicatorio principal das manifestaçoes. Essas organizaçoes de direita existem e aproveitam-se da oportunidade para agir, sao poucos os seus seguidores, mas tbem sao depredadores pessoas que sofrem com a violencia praticada pelo estado. Ou nao é violencia voce buscar atendimento medico e nao encontrar medico no posto, marcar uma consulta para daqui a tres meses e nao ser atendido, passar uma hora e meia em pe dentro de um onibus depois de uma jornada de trabalho, viver com medo de ser assaltado, esperar anos por uma sentença judicial, ver politicos corruptos condenados retomarem os mandatos e agirem cinicamente, estudar e nao aprender e por isso nao ter chances no mercado de trabalho e etc…? Essa é a mais grave das depredaçoes.
Dizer que a agenda nao e especifica e que precisam de lideres para negociar??!!! Ora, querem que detalhemos como resolver os problemas de gerenciamento da saude , da mobilidade urbana, da segurança publica, como combater a corrupçao… se nao o sabem, que demitam-se. O aparelhamento do estado com os companheiros nao capacitados agregou mais ineficiencia ao estado brasileiro e o resultado ai esta: ate no cronograma das obras da copa os companheiros derraparam e ainda tem os aeroportos, as estradas…………………….

Responder

Ahab em 24/06/2013 - 13h53 comentou:

O governo mais corruPTo da história do Brasil chega ao fim. Chega de mentira! Chega de roubalheira!

Responder

malvina cruela em 24/06/2013 - 14h33 comentou:

a blogosfera chapa branca e as penas de aluguel do establishement não descansam..

Responder

Andrei C. em 24/06/2013 - 14h49 comentou:

Eu sou um dos "vândalos" que participou do protesto. Na verdade não depredei nada aqui em Curitiba, nem cheguei ir até a Cândido de Abreu pois já imaginava que haveriam oportunistas que iriam tentar a "revolução da violência".

Bom, realmente eu não me sinto representado por nenhum partido politico pois acredito em algumas coisas que estão relacionadas a esquerda e algumas relacionadas a direita. Seria isso possível? Eu acho que sim. Em minha profissão, sou dentista, sempre busquei o melhor de cada técnica para desenvolver a minha, conseguindo assim uma excelência em termos de resultado final. Eu acho que com a politica poderia ser assim.

Concordo com o assistencialismo do governo, porém não concordo com a dependência dessas pessoas em relação a uma bolsa. Eu queria ver essas pessoas e seus filhos crescendo profissionalmente. Queria que se investisse mais em educação para que, em pouco tempo com um ensino técnico, essas pessoas não dependessem mais da bolsa. Um ensino técnico que está precisando muito de profissionais é o técnico em prótese por exemplo. Hoje existem poucos profissionais, a maioria tem um trabalho abaixo do ideal, boa parte são autônomos e a grande maioria ganha muito bem, inclusive mais do que vários dentistas que são submetidos a planos de saúde que chegam a pagar menos do que foi gasto com certos tratamentos.

Concordo também quando a direita diz que necessitamos de uma diminuição de impostos para facilitar a concorrência de nossos produtos com os estrangeiros, que se diminua os custos de todos os produtos para os trabalhadores (indiretamente um aumento de salário para todos). Eu acho um absurdo se pagar 100% a mais do valor de produtos ou serviços somente com impostos. Impostos esses que não são usados em grande parte para o bem da população. É impossível vocês não acharem um absurdo se gastar mais com a administração do país (poder executivo, legislativo e judiciário) do que com educação e saúde juntos!

São só dois exemplos, antes que me ataquem, não são todas as minhas idéias que não são representadas por nenhum partido. Outra ideia é praticamente impossível de ter representação partidária. Seria de eliminar o poder legislativo municipal. Qual o motivo de sua existência? Fazer leis que serão, posteriormente, revogadas pelo legislativo estadual ou federal? Ou fiscalizar e criar a lei orçamentária do ano seguinte?! Porque não uma comissão de conselheiros não remunerada eleita pelo povo que só iria fiscalizar e aprovar a lei orçamentária e fiscalizar o administrador municipal? Não necessitaria nem de uma câmara municipal de vereadores por exemplo. Imaginem o quanto que iriamos economizar!?

Bom, eu sei que serei atacado pois partidos normalmente são antidemocráticos e tendem a partir para agressão. Se são de direita são fascistas, se são de esquerda comunistas. VIVA A DEMOCRACIA!

Responder

Victor Motneiro em 24/06/2013 - 17h28 comentou:

2ª Opção, com certeza.
Se você está doente e precisa ir ao hospital, tem um carro em sua garagem, mas você não sabe dirigir. Ou você pega o carro e se ferra no caminho ou morre em casa.
O problema é que estamos doente, temos o carro, mas não é necessário ir ao hospital tão rápido. Precisamos aprender o caminho e a dirigir, para depois voltar ÀS RUAS!!!

Responder

Bruno em 24/06/2013 - 17h52 comentou:

Querida Cynara, sinceramente, eu tenho medo do oposto: que certa esquerda golpista, reacionária, estacionada no tempo, que distorce a realidade a favor de seus interesses e conveniência, com seu amplo leque de apoios na imprensa (incluindo blogs de militantes travestidos de jornalistas isentos e alternativos, comprados com dinheiro público) e no seleto clube de empresários amigos pseudocapitalistas, venha a se aproveitar da situação e dar um golpe branco nas instituições políticas atuais. Por isso, continuarei apoiando, expressando minha simpatia ou indo a protestos e manifestações contra a PEC 37 (PEC da Corrupção), a favor de serviços públicos de qualidade na saúde, na educação, nos transportes públicos, na segurança pública, tendo em vista a enorme carga tributária a que está sujeita a população em geral, a favor da transparência na gestão pública, especialmente em relação aos gastos que foram ou estão sendo realizados para as Copas das Confederações e do Mundo, respectivamente, a favor de reforma política, a favor da destinação dos royalties do petróleo à educação, contra a "importação" de médicos cubanos e a valorização dos profissionais médicos nacionais, contra o projeto de cura gay, contra os cínicos e os oportunistas eleitoreiros de plantão, etc., ocorram de forma escalonada ou não.

Responder

eric-f em 24/06/2013 - 19h39 comentou:

Infelizmente nossos governantes estão completamente afastados de nos BRASILEIROS.
Eles só conseguem pensar no própio bolso ou partido.
Só legislam em causa própia

Responder

Messias Macedo em 24/06/2013 - 21h21 comentou:

…Ô golpistas de meia tigela, pensem bem, se é possível golpistas de meia tigela pensarem bem (sic): “ocês” acham mesmo que uma mulher que, quando jovem, foi torturada covardemente durante 03 anos no interior do DOPS e de outras masmorras sórdidas da ‘ditabranda dos Frias e das organizações(!) globo’… “Cês” acham mesmo que uma mulher assim tão corajosa e competente irá ter medo das caretas do mesmos e eternos opositores da nação brasileira?!…
… Ah! Esses golpistas!…
(“As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eminente escritor e pensador humanista uruguaio Eduardo Galeano – e autor do ‘best-seller’ ‘As Veias Abertas da América Latina’.)
República Desses Bananas da [eterna] OPOSIÇÃO AO BRASIL, ‘o cheiro dos cavalos ao do povo’!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

damastor dagobé em 24/06/2013 - 22h44 comentou:

o povo explode, o pais pega fogo, todos transbordando de motivos para se indignar com o poder publico..e o governo federal, sua presidente, cujo esquema de poder está ha 10 anos no comando da nação é isentada de qualquer responsabilidade por qualquer coisa pelos blogs de esquerda…o governo federal não tem nenhuma responsabilidade sobre nada e tudo não passa de uma armação da CIA junto com a rede globo…é pra levar a sério?????

Responder

José Maurício Santos em 25/06/2013 - 05h38 comentou:

Cynara Menezes. Tenho acompanhado teu blog, e considero muito tuas posições (concordando ou não). Sou também Socialista (por ideal) e Moreno (pela cor). Mas hoje gostaria de te esclarecer dos acontecimentos aqui em Porto Alegre. Moro em uma rua no bairro Cidade Baixa, situada entre duas ruas (José do Patrocínio e João Alfredo) onde aconteceram episódios como: saques ou tentativas de em lojas e de um prédio da Secretária Municipal da Juventude, depredação com paus e pedras de carros e motos estacionados na calçada, queima de containers de lixo e intimidação física a qualquer um que pregasse a não violência. E posso te garantir que essas pessoas não demonstravam estar ali e fazendo aquilo, por qualquer espécie de consciência política ou social. E não soube a verdadeira razão, porque não lhes perguntei. Era isso, e continue com o ótimo trabalho, que estou na leitura.

Responder

Marcio em 26/06/2013 - 12h49 comentou:

Não creio em teorias conspiratórias, mas é estranho que isto aconteça no momento em que a recuperação americana recomeça e, não se esqueçam, o Snowden procurou um jornalista da BBC no Brasil para começar os vazamentos… os EUA podem, de um dia para outro, ter nos considerado uma nação hostil. Mas, sinceramente, acho que isso é uma paranóia ao pior estilo Olavo de Carvalho. Acho que a revolta popular é completamente explicada sem se recorrer a paranoia de ataques do estrangeiro. O povo se enojou de todos os políticos, incluindo os do PT, o que no fim, acaba nem virando um ataque só ao PT, mas um ataque difuso e generalizado contra a política toda.

Responder

Marcio em 26/06/2013 - 13h03 comentou:

Leia isso, da imprensa estrangeira, para ver de onde o protesto espontâneo e democrático das pessoas pode ter começado. Mas, repito, acho que a crise é só interna e política. Não creio que tenha havido conspiração estrangeira:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/vie

Responder

Talita em 29/06/2013 - 04h32 comentou:

Acho interessante que o máximo de pessoas assistam a esse filme "A Onda"de 2008. Retrata muito bem o que pode acontecer com a usurpação dessas manifestações legítimas por parte da Direita. Está disponível na internet, mas somente dublado. e qualquer maneira, vale muito a pena mesmo!

Responder

Talita em 29/06/2013 - 04h48 comentou:

Cynara, me desculpe o lapso, mas não coloquei os crédito a quem é de direito. Esse filme” A Onda” foi indicação do Eduardo Guimarães do Blog da Cidadania (ótimo blog, por sinal) e tem esse filme legendado no youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed
Mais uma vez, me desculpe o lapso!

Responder

GGR em 29/06/2013 - 23h50 comentou:

Cynara, quem comanda aqueles que matam crianças poupérrimas de 5 anos e põe fogo em dentistas? Quem comanda aqueles que estupraram uma guria de 14 anos, a mataram, estupraram de novo já morta e enterram? Quem comanda aqueles pilantras que ganham até 15 salários e tem todas as contas de saúde que quiserem pagas e "trabalham" na esplanada? Quem comanda os políticos condenados e que não foram presos até hoje? Ah sei deve ser tudo orquestrado por golpistas, pelo capital, pelos americanos, pela burguesia, pela oposição, pela direita e pela classe média branca e outras fantasias do gênero.

Responder

nilo walter em 30/06/2013 - 00h01 comentou:

Todos, certos ou errados defendem alguma idéia. Esse papo de sem interesse político é coisa da Globo e asseclas . Mas atenção, hoje é com ela, amanhan será com qualquer outro que estiver lá no Planalto .
A pauta do dia 11 próximo do Movimento Sindical não se esgota na gestão Dilma .

Responder

Paulo em 30/06/2013 - 14h05 comentou:

O golpe virá, já começou com as manifestações nazifacistas da juventude.

Responder

katiusca em 06/07/2013 - 17h24 comentou:

Dá trégua não…..esta é a unica forma de o povo colocar pressão no Congresso ….agora todo cuidado é pouco pois esta paralização dos caminhoneiros ,que tem um viés patronal tem um sentido claro de inviabilizar o País….assim como os infiltrados baderneiros . Estes blogs de direita estão querendo infernizar o governo devido principalmente a Comissão da Verdade …..ainda não se conformam com a democracia ,vivem presos ao passado e não esqueçam que eles tem famílias e círculos de amizades que pautam da mesma ideologia de" morte aos comunistas..".a direita está organizadíssima e não podemos deixar que ela avance nas ruas insuflando a violencia .Acho que é hora de todos os movimentos sociais de esquerda colocarem as suas pautas de lutas , depurar o movimento ….pressionar o congresso…para aperfeiçoar a nossa democracia e não ,inviabilizá-la…..

Responder

Luz13 em 18/07/2013 - 21h34 comentou:

Vamos manifestar, mas com lucidez! Gostei do blog. Aline Da Cidade das Pirâmides, em meio a uma passeata de estudantes, mas sem vandalismo!
Vejam! http://www.youtube.com/watch?v=62b3f66OP60&fe… …

Responder

Adriany em 05/10/2013 - 19h44 comentou:

Cynara, o que esperar de uma sociedade no início de seu amadurecimento político? Vulnerabilidade a manipulação. Possibilidade de virar massa de manobra. Concordo com você, mas acho que grande parte das badernasestão se multiplicando por jovens sem limites, sem educação e sem perspectivas que resolveram colocar em prática o Grand Theft Auto, companheiro de suas adolescências emparedadas, supervisionadas por babás. O que vejo nas ruas, nada mais é do que ocorre no seio familiar, mas de uma forma amplificada.

Responder

wellington em 23/07/2014 - 09h46 comentou:

os manifestos estao tao na moda, que houve até manifestaçao pró ocupação militar.

fiescaixa.net

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Um menino com saudade, sua mãe doente na cadeia e um juiz que solta


A história saiu no Diário Catarinense na semana passada. Um menino de 11 anos enviara uma mensagem agradecendo ao juiz João Marcos Buch, da Vara de Execuções Penais de Joinville, por ter permitido que sua…

Cultura

Botinada: a origem do punk no Brasil


O mais interessante deste ótimo documentário sobre o punk no Brasil, dirigido por Gastão Moreira, é ver a caretice dos jornais e revistas da época ao retratar o movimento. O jornal O Estado de S.Paulo…